quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Fala a minha língua! - Dicionário do publicitário

Disponibilizamos a tradução de algumas palavras do meio publicitário, para que você não fique boiando.

Obs.: Inclusões de outras palavras podem ser feitas a qualquer momento nesse texto, fique ligado e nos procure sempre que precisar.

A

AD HOC - Trabalho feito sob encomenda, especialmente para um cliente. Rafael Sampaio

ADVERTISING - Propaganda comercial, em inglês. Rafael Sampaio

AGÊNCIA - Termo mais comum de referência à agência de propaganda, que é a empresa dedicada à arte e técnica da propaganda. Rafael Sampaio

ANUNCIANTE - Ver cliente.

ANÚNCIO - Peça publicitária em revista ou jornal. Também utilizado como sinônimo de qualquer peça de propaganda. Rafael Sampaio

APPROACH - Abordagem, em inglês. Termo utilizado para definir a linha de comunicação adotada ou o "ganho" criativo da comunicação de uma determinada marca. Rafael Sampaio

AUDIÊNCIA - As pessoas atingidas pelos veículos de comunicação. Rafael Sampaio

AUDIÊNCIA ACUMULADA - Soma das audiências obtidas pelo emprego de diversos meios e veículos de comunicação. Pode ser bruta ou líquida. Rafael Sampaio

AUDIÊNCIA BRUTA - A somatória de todas as audiências obtidas, sem descontar as duplicações. Rafael Sampaio

AUDIÊNCIA LÍQUIDA - O volume total de audiência obtida, descontadas as duplicações. A soma dos que viram, ouviram ou leram a mensagem no mínimo uma vez, contando apenas uma vez cada pessoa. Rafael Sampaio

AUDIÊNCIA MÉDIA - Volume habitual de audiência de um veículo. Rafael Sampaio

B

BUSINESS-TO-BUSINESS (B2B) - Negócios (produtos e serviços) feitos de uma empresa para consumo/uso de outras empresas. Rafael Sampaio

BUSINESS-TO-CONSUMER - Negócios (produtos e serviços) feitos de uma empresa para consumo/uso de pessoas físicas. Rafael Sampaio

BELL CURVE - Curva no formato de sino, em inglês. Representação gráfica do ciclo natural de nascimento, crescimento, apogeu, maturidade, declínio e fim de um produto, serviço, marca ou empresa. Rafael Sampaio

BRAND - Marca, em inglês. Rafael Sampaio

BRAND EQUITY - Valor financeiro ou de mercado de uma determinada marca. Poder de mercado. Rafael Sampaio

BRANDING - Conjunto das tarefas de marketing e de comunicação destinadas a otimizar a gestão das marcas. Rafael Sampaio

BRIEFING - Resumo, em inglês. Documento contendo a descrição da situação da marca ou empresa, vista pela percepção do próprio cliente = anunciante.Rafael Sampaio

BROADSIDE - Folheto especialmente dirigido aos públicos internos (colaboradores) de uma empresa, geralmente explicando como será uma campanha de propaganda e/ou promoção. Rafael Sampaio

BUDGET - Orçamento, em inglês. Geralmente utilizado para definir a verba disponível para a atividade de branding por um determinado período. Rafael Sampaio

C

CAMPANHA - Conjunto integrado de peças e esforços publicitários ou promocionais, destinadas a cumprir determinada tarefa do esforço geral de branding. Rafael Sampaio

CASE - Abreviação de case history e termo usado mais frequentemente. História de um caso, em inglês. Termo utilizado para definir uma história, geralmente de sucesso, vivida por uma empresa ou marca. Rafael Sampaio


Aguarde mais definições...

Nenhum comentário:

Postar um comentário